top of page
Conheça um pouco sobre a guitarra barroca
por Junior da Violla

Acima Junior da Violla interpreta a Suíte de Nicola Matteis (1650-1714), livro The Falses Consonances of Musick de 1682

Instrumentos com 5 ordens de cordas duplas surgem em meados do século XVI. Estes instrumentos passariam a ser conhecido na Espanha por guitarra espanhola. Hoje a denominamos por guitarra barroca por ter sido um instrumento típico do período barroco sendo que seu auge ocorreu entre os anos de 1600 e 1750. Instrumento dado não só a música ponteada mas também aos rasgueios tinha como uma de suas principais características as afinações reentrantes caracterizadas pelo uso de cordas agudas no lugar de bordões dando a oportunidade do executante fazer escalas dedilhadas usando cada nota em uma corda diferente "encavalando" as notas como o soar de sinos (campanellas), diferente do que é comum hoje, nota a nota usando as vezes três notas na mesma corda. Os trastes e cordas eram de tripa, as cravelhas de madeira funcionavam sobre pressão e não possuia escala sobre o tampo. Temos vários métodos desse instrumento que sobreviveram ao tempo, é o caso do "Expliccacion De La Guitarra" de Gaspar Sanz (1674), "Livre de Pieces Pour La Guitarre" de Robert de Visée (1686), "The Falses Consonances of Musick" de Nicola Matteis (1682) ou dos Códices Saldivar de Santiago de Murcia (1732), Esse instrumento ao passar a ser encordoado com cordas de arame na Itália deu origem a chitarra battente italiana e em Portugal e Brasil deu origem as violas de arame luso-brasileiras que conhecemos hoje. 

Abaixo uma réplica do instrumento construído pelo luthier Jacopo Checchucci de Livorno, Itália em 1623

JB5c.jpg

Afinação

Basicamente há três formas diferentes de afinação da guitarra que estão bem documentados em fontes do século XVII. A primeira possui total ausência de bordões nos pares 4 e 5 e todos os pares são afinados em uníssono. O 3º par é a ordem mais grave do instrumento. Era a forma de encordoar mais usual na Itália, é conhecida pelo nome de afinação italiana e é uma afinação reentrante. Geralmente o primeiro par era encordoado somente com 1 corda. Esta é a afinação utilizada no livro "Expliccacion De La Guitarra" de Gaspar Sanz (1674).

guitarrabarrocaafinacao1.png

Outra forma de encordoar é usando bordão somente na 4ª ordem tornando o 5º par mais agudo em relação ao 3º e 4º par. Esta afinação é conhecida por francesa também reentrante. Esta é a afinação utilizada nos livros franceses como o "Livre de Pieces Pour La Guitarra" de Robert de Visée (1686).

guitarrabarrocaafinacao2.png

A terceira forma mais usual é com bordões na 4ª e 5ª ordem. Apesar de já termos menção desta forma de encordoar desde o final do século XVI é a partir de meados de 1750 com as novas formas musicais e com a guitarra tendo um papel mais de instrumento acompanhante do canto que observamos o maior uso dessa. Essa afinação também é chamada de afinação espanhola.

guitarrabarrocaafinacao3.png

Formas de escrita musical

A guitarra barroca se utiliza de tablaturas como forma de escrita musical. Nelas são representadas as 5 ordens de cordas em linhas assim como as casas a serem tocadas e representação rítmica acima disso. Há várias formas de escrita, mas as mais usuais é a tablatura italiana e a tablatura francesa. Na tablatura italiana a ordem aguda é representada na linha inferior e a ordem grave na linha superior. As casas são representadas por números

tablaturaitaliana.png

Já na tablatura francesa a leitura é feita de forma oposta, com a ordem aguda representada na linha superior e a ordem grave na linha inferior, mas em vez de números para representar as casas são usadas letras do alfabeto

Massim 2.jpg

Livros disponíveis para download

Segue abaixo alguns livros de autores importantes para guitarra barroca:

- Intavolatura Di Chitarra e Chitarriglia

Carlo Calvi (1646) - Download

- Instruccion de Musica Sobre la Guitarra Espanhola

Gaspar Sanz (1674) - Download

- The Falses Consonances of Musick

Nicola Matteis (1682) - Download

- Livre de Pieces Pour la Guittarre

Robert de Visée (1686) - Download

- Códice Saldivar

Santiago de Murcia (1732) - Download

Guitarra Barroca

© 2018 por Junior da Violla - Todos os direitos reservados

bottom of page